| |

Moscatel de Setúbal


CONHEÇA ESTE FORTIFICADO PORTUGUÊS QUE PODE SER SERVIDO COMO APERITIVO OU ENCERRAR UMA ESPLÊNDIDA REFEIÇÃO.

Doce, agradável, o Moscatel de Setúbal é um vinho generoso produzido na Peninsula de Setúbal, no sudoeste de Portugal. É fruto das uvas Moscatel de Setúbal, Boal e Malvasia, muito maduras.
Quando chegam à adega são analisadas, para os enólogos avaliarem a quantidade de açúcar natural e qual o grau provável de álcool teriam. Dessa maneira, é definido o momento ideal para a adição da aguardente vínica. A fermentação será interrompida quando a quantidade de açúcar residual for de aproximadamente 90 gramas por litro. Com o acréscimo da aguardente, o vinho final terá um teor de álcool de 18%.
Feito isso, o Moscatel vai envelhecer em tonéis de madeira usada. Por uma razão simples: o que interessa ao produtor é a oxidação resultante do estágio e não o aroma da madeira.
O Moscatel de Setúbal jovem vai bem resfriado, como aperitivo. Quando mais velho, torna-se um vinho aromático, complexo.
Servido à temperatura ambiente, completa maravilhosamente bem uma refeição ou pode ser apreciado sozinho.

Fonte - Coleção Vinhos do Mundo / Livro 10
Editora Abril / Publicação Veja
Foto - Coleção Vinhos do Mundo

Onde encontrar - Importadora Expand ( www.expand.com.br )

Nota - Bebi e achei maravilhoso. Acompanha também (e muito bem )
qualquer sobremesa.

1 comentários:

Andreia disse...

Tiaaaa, amei seu blog!!! Ficou maravilhoso... lindo, objetivo e claro!!! Parabéns!!! Vou ler as dicas e da próxima vez que a senhora vir em casa vou servir um bom vinho!!! (com sua ajuda, é claro! rsrsrsrsr). Bjs

Postar um comentário