| |

Os blocos de construção do vinho

Vinho - elementos básicos em comum:

Ácido e açúcar - Estão presentes no sumo da uva. O açúcar transforma-se em álcool durante a fermentação, mas parte pode permanecer açúcar. Quando em excesso, o vinho é doce. O ácido é desagradável e agressivo, mas quando presente na proporção correta torna o vinho intenso e refrescante. Todos os vinhos contém ácido, exatamente como as frutas.

Tanino - Vem das cascas, talos e sementes da uva. É o componente dos vinhos tintos que mancha os dentes e seca o boca, mas na quantidade correta pode fazer maravilhas com o sabor e a textura do vinho. Os vinhos brancos não têm níveis notáveis de tanino. Ambos, tanino e ácido, têm o benefício adicional de agir como conservantes, e vinhos com altos teores de qualquer um deles ( ou de ambos ) podem durar muitos anos na garrafa.

Álcool - A razão por que muitos de nós começamos a beber vinho, não está presente só para nos animar. O álcool equilibra outros sabores, por exemplo, suaviza o ácido e contribui para a intensidade da experiência do vinho na boca. Sem ele seria como beber suco de uva.

Fonte - Vinho - O guia fundamental para o apreciador moderno (Oz Clarke)

0 comentários:

Postar um comentário