| |

Uva Riesling

A Riesling não é uma uva de que todos gostam imediatamente, mas tem uma fineza inegável. A penetrante acidez é a característica reconhecível em estilos que vão do muito seco ao ricamente doce, com sabores que abrangem maçã e lima até pêssegos e mel. A Riesling é a uva dos maiores vinhos alemães. Na região do Mosel ela produz a maior parte dos vinhos leves, florais. Os Rieslings de Rheingau geralmente são mais ricos, mais frutados e temperados. Na França, a Alsácia faz um Riesling mais alcoólico, seco e temperado. O Australiano tem um aroma revigorante de lima que fica torrado com a idade. Demais países produzem Riesling, mas a Alemanha, a Alsácia e a Austrália definiram os estilos principais.

Nota - Não confundir com Laski Rizling, Olasz Rizling, Riesling Itálico ou Welschriesling.

Fonte - Vinho - O guia fundamental para o apreciador moderno (Oz Clarke).

2 comentários:

Ulf disse...

Oi Leonor, não sei se dar para conseguir um riesling de Clare Valley no Brasil, mas essa é a famosa região de Riesling na Austrália. São espetaculares normalmente.
Um abraço
Ulf

Leonor Batista disse...

Oi Ulf, obrigada pela dica e por visitar o blog e acredite, nunca bebi um grande vinho com esta variedade...tenho vontade de experimentar das 03 principais regiões.

Um garnde abraço.

Leonor

Postar um comentário